28 de dez. de 2014

Os escolhidos e os preteridos

DISCIPULADO
Livro: O sermão do monte
15ª Aula - Mateus 7:21-27

Neste ponto do sermão do monte, Jesus já havia declarado todo o conselho de Deus a respeito do caminho da salvação. Também já havia observado os principais obstáculos aos que desejam andar no caminho da salvação. E, agora, conclui com quem realmente será escolhido por Deus.



Os que constroem sua casa sobre a areia

São todos aqueles que pensam ir para o céu por qualquer caminho diferente do que Jesus descreveu. Podemos ter a consciência livre de ofensas exteriores a Deus ou às outras pessoas, mas jamais seremos salvos por essa justiça própria. Se não formos além, jamais entraremos no Reino dos Céus. Por isso, Jesus disse que muitos (não poucos, não um caso raro ou incomum, mas muitos) dirão naquele dia “Senhor, Senhor”, mas Ele não os reconhecerá.

Os que constroem sua casa sobre a Rocha

São todas as pessoas que são pobres em espírito, que reconhecem sua pequenez e dependência de Deus. Que reconhecem sua culpa e sabem que somente são salvos pela graça do Senhor, manifestada através do sangue de Cristo derramado na cruz. Conhecem a Deus e O tem como um Pai e amigo. Estão edificados sobre a Rocha que é Cristo.

Instruções para edificação

Nossas intenções serão testadas como ouro do fogo. Se estamos edificados sobre a Rocha, seremos ainda mais provados, pois Satanás não deixará de testar ao máximo aqueles a quem não consegue destruir. Por isso, precisamos ficar atentos com pontos importantes.

1. Examinar com diligência onde nossa casa está edificada
2. Cumprir as matérias importantes da lei, que são fé, misericórdia e amor a Deus
3. Ser guiado por intenções puras e verdadeiras, sem se deixar perder na religiosidade exterior

Nesse final de estudo sobre o Sermão do Monte, resumimos: Ame a Deus e ame as pessoas. Mostre sua fé com as suas obras. Assim como andarmos aqui, reinaremos com Cristo em glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário