5 de abr. de 2011

Gênesis 2:4-25 | Formação do Homem e da Mulher

PANORAMA BÍBLICO
Gênesis - O começo da raça humana (Gn. 1:26-2:25)

Encerramos o estudo anterior falando sobre o descanso de Deus após realizar toda a criação. Comentamos sobre a criação do homem, no sexto dia, mas a Bíblia no capítulo 2:7 detalha o que se passou em Gênesis 1:26. Muitas vezes as Escrituras utilizam essa forma acerca dos acontecimentos, primeiro informando de maneira geral, depois descrevendo o mesmo fato com detalhes.


A Trindade formando o homem

Diferentemente de toda criação, o homem foi o único ser formado à imagem e semelhança de Deus e que teve sua formação descrita da maneira como está posta em Gênesis 2:7. Comprovamos isso, por exemplo, comparando com a criação dos anjos, que foram feitos espíritos por composição:

“Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos fez ventos, e a seus ministros, labareda de fogo (...). Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?”. Hebreus 1:7 e 14.

“Fazes a teus anjos ventos e a teus ministros, labaredas de fogo”. Salmos 104:4.

Em Gênesis 2:7 podemos começar a observar três aspectos no homem:

1º Corpo: “Formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra”
Deus pegou do pó da terra e formou um corpo, porém não era um homem ainda, apenas um boneco. Deus deu ao homem um corpo, pois havia criado um planeta físico para ser governado. Em hebraico, a palavra “terra” (adamah) é parecida com “ser humano” (adam). E a palavra formou, no original é diferente do verbo criar ou fazer, ele é usado especificamente para descrever o que um oleiro faz com o barro.

2º Espírito: “E lhe soprou as narinas o fôlego de vida”
Deus pega aquele boneco e sopra algo dentro dele, concedendo vida, uma vida que saiu de dentro do próprio Senhor. A palavra “fôlego” no hebraico é “neshamah”, a mesma palavra usada para “espírito”, ela significa vento, fôlego vital, inspiração divina, espírito.

“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. João 4:24.

3º Alma: “E o homem passou a ser alma vivente”.
Quando o Espírito de Deus tocou aquele boneco de terra, foi manifesta a vida na alma e no corpo do homem. O que manifesta a vida no homem é a alma, a sua personalidade. Muitos confundem alma e espírito, mas se tratam de coisas distintas.

Vejamos algumas passagens bíblicas que comprovam a tricotomia do homem:

“O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Salvador Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5:23.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. Hebreus 4:12.

“Então disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador”. Lucas 1:46.

Compreendendo cada parte do Homem

Cada uma das três partes do homem, de certa forma, é um centro pessoal com vida própria.

Corpo – O corpo possui uma vida própria. A vida do corpo está no sangue. Se uma pessoa se cortar ou se ferir com perda grande de sangue, caso não seja socorrida a tempo, a pessoa morre, não porque o corpo acabou, mas porque o que dá vida ao corpo na forma atual é o sangue.

“Porque a vida da carne está no sangue”. Levítico 17:11.

Muitas pessoas pensam que quando a alma sai do corpo, o corpo morre, mas isso não é verdade. A Bíblia mostra que a morte do corpo faz com que a alma saia. Se fosse o contrário, ninguém cometeria suicídio, pois como uma pessoa poderia tirar sua alma para morrer? Ela agride o corpo para morrer.

“Ao sair-lhe a alma (porque morreu)”. Gênesis 35:18.

Funções exclusivas do corpo: Os cinco sentidos – ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar.

Alma – Na alma encontramos a personalidade do homem, suas emoções, intelecto, e vontade. O tempo todo o homem trabalha nessas três áreas. Enquanto o intelecto raciocina, há algum tipo de emoção e a vontade é o resultado do que escolhe fazer. A alma é o centro de comunicação com o semelhante.

Com a alma é impossível compreender as coisas de Deus, pois o intelecto pede para ver, por isso não compreende a fé. Nela reside o livre arbítrio, podendo ser influenciada pelo corpo ou pelo espírito, mas quem toma a decisão é ela.

Há um intercâmbio muito grande entre a alma e o corpo, pois ambos se comunicam com o mundo natural. Quando o corpo influencia a alma, o homem exterior se corrompe, preocupando-se com o mundo físico. Porém, embora o espírito fique isolado, ele está presente o tempo todo.

Quando o homem tem o seu espírito recriado, ou seja, possui um encontro com Cristo e passa a ter a mente dEle, a alma volta a condição de comando originalmente criada por Deus e passa então pelo processo chamado de santificação, onde o homem vive o que Paulo disse em Gálatas 2:20.

“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

Espírito – No espírito é onde temos comunhão com Deus. O homem podia entender perfeitamente a Deus, porque o espírito foi colocado nele para isso.

“Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. 1 Coríntios 2:12-15.

O homem não consegue entender as coisas de Deus em seu intelecto, em sua alma. Por isso que uma pessoa sem Jesus, sem um novo espírito, o do novo nascimento, não entende as coisas de Deus.

Muitas vezes o homem quer entender a Deus em sua emoção. Exemplo disto quando não está emocionado e diz que Deus parece estar longe. Isso acontece, porque ele quer ter Deus na emoção. O espírito não tem emoção, ele pode até tocar a emoção, mas não depende da emoção para saber que Deus está presente em todos os momentos. Pode ser que a alma não esteja alegre, mas a Bíblia falou e está acabado. Isto é ter conhecimento de Deus pelo espírito.


O espírito é composto por basicamente três áreas:

Intuição – Capacidade de receber a revelação de Deus na Palavra. Conhecimento que gera mudança de vida.

“Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”. Tiago 1:23-25.

Adoração – Resposta do homem ao amor de Deus. O homem não possui um amor como o de Deus para responder devidamente, ele ama, porque Deus o amou primeiro. Mas o amor que ele passa a sentir por Deus quando tem um encontro verdadeiro com Ele é adoração. Somente o espírito do homem é capaz de adorar a Deus.

O diabo tapeia confundindo emoção com adoração. Se não estiver nas nuvens, não está adorando. Mas isto é um grande engano. É através da fé que o homem reconhece a revelação de Deus como verdade para a sua vida e a resposta é automática, a mensagem passa a fazer parte de sua vida, e isso é adoração. A adoração é produzida no espírito pelo próprio amor de Deus.

Consciência – Conhecimento com Deus, no mesmo nível. Padrão de Deus presente no conhecimento de tudo. A consciência espiritual é literalmente conhecer a Deus, reconhecer Sua palavra. É uma consciência de convicção. Foi colocada no homem para ele andar de acordo com Deus. Não é influenciada por acúmulo de conhecimento, ambiente ou criação, mas tem um julgamento totalmente espontâneo e direto: bem é bem e mal é mal.

O Surgimento geográfico do homem e da mulher (Gn. 2:8-25)

Segundo a cronologia Bíblia, que não é exata, o homem foi criado há mais ou menos 4004 a.C. Ele surgiu próximo ao golfo pérsico, inclusive, dois rios dos quatro citados na Bíblia, o Rio Tigre e o Rio Eufrates, encontram-se geograficamente até hoje nessa região.

Deus, então, com o homem formado de corpo, alma e espírito, entrega o Planeta nas mãos dele para domínio de tudo o que havia sido feito e coloca-o em um jardim chamado Éden, onde havia toda sorte de árvores boas para alimento. No meio desse jardim também ficava a árvore do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida.

A Bíblia descreve quatro rios nesse jardim: Pisom, Giom, Tigre e Eufrates. Deus coloca o homem nesse jardim para guardar e cultivar, lhe dando o direito de comer livremente de todos os frutos das árvores, exceto de uma: a árvore do conhecimento do bem e do mal.


A formação da mulher

Deus entrega tudo nas mãos do homem, traz a ele todos os animais para que fosse dado nomes. Mas vendo Deus que não havia na Terra uma auxiliadora que lhe fosse idônea, e que não era bom que o homem estivesse só, lhe fez cair em um pesado sono, tomou uma das suas costelas, fechou o lugar com carne, e da costela tirada transformou em uma mulher.

Podemos observar o carinho de Deus ao levar a mulher até o homem para mostrar o grande presente. A mulher foi feita para ser ajudadora e companheira, mas livre, pensante, independente e individual. Assim como o homem, foi formada pelas mãos de Deus.

Interessante é que já neste começo da história humana vemos o princípio do casamento de que o homem deve deixar seu pai e sua mãe para unir-se a sua mulher e assim, juntos, tornarem-se uma só carne.

O homem e a mulher eram seres puros, sem pecados. A Bíblia ainda descreve que ambos estavam nus, mas não se envergonhavam.

6 comentários:

  1. Excelente comentário para a lição 3 da EBD DO DIA 18-10-2015

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu irmão, não desista de escrever assuntos e estudos sobre a Palavra de Deus. Portanto, minha vida foi abençoada com este estudo e com certeza, atingirá o pecador que busca encontrar uma resposta para sua via.

    ResponderExcluir
  3. estou me apaixonando por exegese,obrigado.

    ResponderExcluir