28 de dez. de 2014

A porta estreita

DISCIPULADO
Livro: O sermão do monte
13ª Aula - Mateus 7:13-14

Muitos são os obstáculos enfrentados pelos cristãos para desviar do caminho que leva à salvação. Ao observar a descrição que Jesus faz das duas portas, em Mt. 7:13-14, notamos as propriedades inseparáveis do caminho para o inferno e para o céu, mas, no final, o Senhor faz uma exortação séria para que entremos pela porta estreita.



A porta larga

O pecado é a porta do inferno e a corrupção o caminho para a destruição. Como é larga a porta do pecado, pois qualquer transgressão dos mandamentos de Deus é pecado, e há milhares de maneiras de quebrar cada mandamento. Além disso, são muitos que entram por essa porta, pessoas que ignoram o amor e a justiça de Deus, que escolhem viver para seus próprios prazeres e vontades.

A porta estreita

É um caminho estreito que leva à vida eterna, onde nada impuro pode entrar. Não basta fazer o bem e se afastar do mal, é necessário ser salvo pelo sangue de Cristo, ser transformado e renovado no espírito e na mente. E de fato, estreito é o caminho da humildade, do choro santo, da sede de justiça, da misericórdia e do amor não fingido.

A escolha

Enquanto houver poucos no caminho da vida e tantos no caminho da destruição, há enorme perigo de uma torrente de maus exemplos nos carregar para longe. Estão quase todos contra nós, vivemos na contra mão do mundo. Por outro lado, como é obscura, desconfortável e ameaçadora a perspectiva do lado oposto, da vida sem a dependência de Deus, de precisar correr, correr e correr, sem avistar o fim.

E é sobre isso que o Senhor nos exorta com tanta veemência: “Entrem pela porta estreita” ou, como a mesma exortação é expressa em outro lugar: “Esforcem-se para entrar pela porta estreita” (Lc. 13:24). Nessa passagem de Lucas, Ele acrescenta que haverá o momento em que o dono da casa irá se levantar e fechar a porta, e muitos ficarão do lado de fora, batendo e pedindo para abrir a porta novamente. Ele, porém, responderá: “Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal”.

Cristo é o caminho para a vida. Que Ele seja a nossa motivação, a nossa esperança e a nossa certeza da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário