10 de set. de 2012

O tipo de homem que não devemos ser e o exemplo da mulher que devemos seguir

Texto: Elaine Lisbôa

A pregação do último domingo (09) abordou um episódio que aconteceu na vida de Davi no momento em que estava fugindo de Saul, circunstância que cruzou a história do casal Nabal e Abigail. A Bíblia conta que esse casal era completamente diferente um do outro, Nabal era um fazendeiro muito rico que morava em Maom, no entanto era de mau caráter, duro e maligno; sua esposa Abigal era muito bonita e inteligente.

Davi e seus homens tinham sido bons para os pastores de Nabal, apascentando os rebanhos no campo e dando-lhes proteção. Em um determinado dia, quando Nabal havia ido até Carmelo para a tosquia, Davi enviou dez dos seus homens para pedir mantimento como um pagamento pela proteção oferecida, no entanto Nabal insultou Davi e seus companheiros, fingindo não conhecê-los.

A situação fez com que Davi ficasse muito irado, chegando ao ponto de tomar consigo 400 companheiros armados para matar Nabal e todos os seus homens. Mas um homem foi até Abigail e lhe conta a situação; prudente, ela preparou mantimentos generosos e foi encontrar Davi. Com muita humildade ela se prostrou com o rosto em terra e pediu a Davi para não considerar a loucura de seu marido, nem se vingasse, e a considerasse como culpada. Abigail pediu perdão, assumindo a responsabilidade para si e o instruiu a não carregar o peso em sua consciência quando fosse rei de Israel por haver matado homens inocentes.

Davi atendeu sua petição. Abigail retorna para casa, mas não conta nada a Nabal, pois estava bêbado. No dia seguinte o marido toma conhecimento do que Abigail havia feito e seu coração ficou como morto. Dez dias depois ele morre, ferido pelo Senhor. Davi então louva a Deus por ter impedido que se vingasse e mandou dizer a Abigail que desejava a tomar por esposa - afinal ela era uma mulher muito formosa - e com muita humildade ela aceitou.

Deste episódio podemos tirar algumas lições:

Em um casamento, o homem e a mulher levam consigo suas manias, traumas de família e personalidades distintas, e ambos constituem um lar. Com a história de Abigail e Nabal podemos nos policiar para não cometermos erros do homem, mas aprendermos com os bons exemplos daquela mulher.

Nabal - Exemplos a não seguir:

Não levar vantagens nas costas dos outros – Aproveite as oportunidades que a vida lhe oferecer, sem prejudicar ninguém. Também aprenda a ser grato àqueles que ajudarem na sua jornada. Não seja injusto como Nabal, valorize e abençoe a vida das pessoas que te fornecerem ajuda.

Nunca tome decisões quando estiver com a cabeça cheia de coisas – Quando agimos no afã da ira não ouvimos a voz de Deus. Por isso, espere o nervoso passar para depois tomar alguma atitude. A vontade de Davi era exterminar a Nabal, mas graças ao Senhor que Abigail o impediu de cometer um grande erro. 

Abigail - Exemplos a seguir:

Quando for necessário, puxe a responsabilidade para si – Muitas vezes vemos alguma atitude errada cometida por nosso cônjuge, mas não o impedimos de cometer só para sentir o prazer de dizer que avisou. Não faça isso, assim como Abigail, quando o outro estiver cometendo erros, assuma a responsabilidade da situação e tome a decisão sábia.

Seja exemplo primeiro dentro de casa – Não adianta ser benção no meio de irmãos que são bênçãos. A luz tem que brilhar no meio das trevas. Antes de ser visto como um homem de Deus pela igreja, primeiro seja visto assim pelas pessoas que convivem com você todos os dias. Na oportunidade que Abigail teve de dizer quem era seu marido, ela o descreveu como um “louco”. Se policie e verifique se está sendo exemplo à sua família.

Aprenda a falar no momento oportuno – É difícil ficar quieto nos momentos em que estamos cheios da razão. Mesmo sabendo que você está certo, aprenda a ficar calado quando Deus o mandar ficar e a apenas falar quando for a hora. Abigail poderia ter chegado em casa e imediatamente ter falado o que tinha evitado, mas ela esperou amanhecer o dia para contar, esperou Nabal estar em plena consciência de seus atos e sentir o peso da palavra.

Seja humilde sempre – Quando a situação estiver fora do seu controle, peça ajuda a Deus com humildade. Assuma sua pequenez, reconheça sua insignificância diante daquele que te criou e clame pelo favor do Pai. Abigail foi sábia e chegou a Davi com o rosto em terra. Se humilhe diante daquele que tem poder para resolver o seu problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário