22 de mar. de 2011

A Comunicação do Líder através das Palavras

5ª Aula – Liderança
Ministrada por: Pr. Rico
Data: 13.03.2011

Uma boa comunicação exige um canal aberto de mão dupla: transmissor e receptor. O primeiro exercício de liderança com sucesso depende de um canal aberto de comunicação entre o líder e seus liderados.
Um líder que não se comunica não é capaz de liderar. Ele deve ser um comunicador em potencial. Existem, pelo menos, 4 coisas que ele deve comunicar:

• Palavras
• Emoções
• Imaginações
• Ações

As Palavras | Comunicação feita através do dizer (Rm. 10)

Observe os 15 mandamentos para a Comunicação Verbal de um líder cristão:

1. Comunicar palavras em toda oportunidade

Referência Bíblica: "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina". 2 Tm. 4:2.

2. Não se apoiar em capacidade superior de oratória humana
Muitas vezes o líder quer falar tão eloquentemente que as pessoas não compreendem a mensagem. Seja simples. A ação das pessoas será de acordo com o que for entendido.

Referência Bíblica: "E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria". 1 Co. 2:1.

3. Comunicar palavras através do Poder do Espírito Santo
Não basta também apenas falar, é necessário que sua palavra tenha poder. Peça isso à Deus, pois o Espírito Santo deve estar por traz de tudo o que for instruído.

Referência Bíblica: "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder". 1 Co. 2:4.

4. Comunicar palavras com sentimento
O líder deve falar com amor, isso não significa que não corrigirá, mas que por amar cada pessoa em Cristo, instruirá corretamente.

Referência Bíblica: "Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós". At. 20:31.

5. Comunicar palavras sem hipocrisia ou demagogia

Comunicação sem mentiras ou falsidades. Exemplo disto temos muitas vezes quando é entoado um louvor a Deus, mas muitos não vivem o que está sendo falando. Nos lábios a voz pode até estar sendo linda, mas o coração está longe de Deus.

Referência Bíblica: "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim". Mc. 7:6.

6. Comunicar palavras com brandura e serenidade
Corrija a tonalidade da sua voz. Ela não pode mexer com a índole e o caráter de ninguém.

Referência Bíblica: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira". Pv. 15:1.

7. Comunicar palavras com objetividade
O líder, além de se policiar, deve ver o que a equipe está fazendo e corrigir.

Referência Bíblica: "Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio". Pv. 10:19.

8. Comunicar palavras com imparcialidade
Todos somos servos de Cristo. O tratamento deve ser igual com todos do grupo. O líder tem que ser justo no avaliar.

Referência Bíblica: "Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo". Lv. 19:15.

9. Comunicar palavras com intrepidez e firmeza

Referência Bíblica: "E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus". At. 4:31.

10. Comunicar palavras com verdade e correção
Não só do líder, mas de todo cristão deve ser dito somente a verdade. Os aumentos também são uma forma de mentira.

Referência Bíblica: "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto". Pv. 27:5.
"Porque, se nalguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; mas, como vos dissemos tudo com verdade, também a nossa glória para com Tito se achou verdadeira". 2 Co. 7:14.

11. Comunicar palavras cumpridoras
Não fale mais do que você possa cumprir.

Referência Bíblica: "E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra". 1 Sm. 3:19.

12. Comunicar palavras sem tagarelar

Referência Bíblica: "Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde". Pv. 12:18.

13. Comunicar palavras a seu tempo

Referência Bíblica: "O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!". Pv. 15:23.

14. Comunicar palavras de vida


Referência Bíblica: "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto". Pv. 18:21.
"A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos". Pv. 10:11.

15. Comunicar palavras que provam conhecimento de Cristo


Referência Bíblica: "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso". 1 Co. 1:2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário