21 de mar. de 2011

Competências de um Líder Cristão

CURSO TEOLÓGICO - 2º SEMESTRE
4ª Aula – Liderança
Ministrada por: Pr. Rico
Data: 27.02.2011

A escolha e nomeação de líderes na igreja de Cristo é um processo de vital importância, mas muitas pessoas potencialmente capacitadas não se imaginam atuando, pois têm seus conceitos sobre liderança permeados em paradigmas humanos, ultrapassados e não valorizados por Deus.

O líder cristão possui habilidades naturais que não podem ser aprendidas sem o direcionamento do Espírito Santo. Ele deve ter um lar constituído, ser marido de uma só mulher, filhos comportados e disciplinados (Se alguém não lidera a própria casa como cuidará da igreja de Deus?); Ter um comportamento exemplar, irrepreensível; Exalar humildade; Manifestar autocontrole; Desapego material e Manejar bem as Escrituras.

Observe alguns pontos importantes que devem ser bem trabalhados pelo líder:

Delegação de Poder
O bom líder não é aquele que trabalha por 10 homens, nem o que faz 10 trabalharem por ele, mas o que faz 10 homens trabalharem com ele. A grandeza de um líder não é executar o poder, mas possuir a arte de distribuí-lo. Cuidado, pois o ciúme pode transformar o líder em um assassino de ministério. O líder não pode desmerecer o trabalho de seus liderados.

Supervisão
Uma dica para esse trabalho é pedir um relatório de cada pessoa da equipe sobre as atividades que estão desenvolvendo. Isto mostra seu interesse e ajuda a observar tudo o que está sendo desenvolvido por cada um.

Iniciativa
A diferença de um bom líder para um líder medíocre está na habilidade de transformar as idéias em realidade. Ele passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem. Jesus começou e os outros deram continuidade. A idéia da formação da igreja veio de Jesus, Pedro só executou. Cabe ao líder começar o trabalho, ele não deve ser omisso.

Trabalho
Coloque as mãos no arado! Trabalhe também!

Utilização das ferramentas adequadas
Seis perguntas que líder deve fazer para realizar a coisa certa de maneira certa:

1. O que devo realizar?
2. Por que devo realizar?
3. Onde devo realizar?
4. Quando devo realizar?
5. Quem deve realizar?
6. Como devo realizar?

2 comentários:

  1. Respostas
    1. A paz, Vilmar! Não oferecemos cursos. Apenas compartilhei o conteúdo de um curso teológico que fiz :)

      Excluir