21 de fev de 2011

O desenvolvimento do trabalho em equipe

3ª Aula – Liderança
Ministrada por: Pr. Rico
Data: 20.02.2011


O trabalho realizado na igreja sempre deve ser feito com planejamento, contando com uma relação forte de amizade e companheirismo entre os irmãos e o líder do departamento. Cuidados devem ser tomados para que pessoas não se sintam excluídas e menosprezadas.

Em entrevista à Convenção das Igrejas Batistas Independentes, o gerente de Recursos Humanos do Instituto Mackenzie e presbítero da Igreja Presbiteriana da Vila Mariana, Hothir Marques Ferreira apontou que o desempenho das atividades é reflexo direto das relações entre os membros da equipe, por isso, o líder deve conciliar esforços para o alcance de resultados e de relacionamentos equilibrados. Ele deve agir com sabedoria para estabelecer a harmonia, que é fundamental para o resultado.

Aspectos em que o líder deve estar atento:

1. Valorize visões e perspectivas diferentes a respeito do mesmo problema;
2. Mantenha uma atitude receptiva para ideias novas e divergentes;
3. Se discordar das ideias, tome cuidado para não rejeitar as pessoas que as formulou;
4. Aprender o caráter provisório das opiniões e formulações. Sempre é possível melhorá-las.


A “morte” de muitos líderes acontece quando ele é movido pela quantidade de pessoas presentes e desestimulado pelas críticas, por isso, seu coração deve estar firme e preparado em todas as situações.

As vantagens do trabalho em equipe:

1. Multidão de conselheiros (Pv. 11:14)
"Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança".

2. Multiplicação de dons (1 Co. 12:12-23)
"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito".

3. Divisão de trabalho (1 Co. 12:25)
"Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros".

4. Geração de fortaleza

5. Unidade de propósito

Cabe ao líder fazer com que as pessoas tenham o mesmo ritmo e fiquem motivadas. Infelizmente, muitos por medo de perderem o “cargo” barram o crescimento dos irmãos e limita a capacidade e o desenvolvimento deles. Grandes coisas podem acontecer quando o líder não se importa com quem vai se sobressair.

Cinco dificuldades em delegar poder:

1. Insegurança;
2. Medo de perder o cargo para outro;
3. Resistência a mudanças;
4. Autoestima debilitada;
5. Medo de ser ultrapassado pelo crescimento dos outros.

O que as pessoas esperam de um líder:

1. Visão excelente;
2. Boas idéias;
3. Planejamento;
4. Bom trabalho em equipe;
5. Delegação de poder.

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