22 de fev. de 2011

Introdução | Panorama Bíblico

1ª Aula – Panorama Bíblico
Ministrada por: Pr. Jhonson
Data: 06.02.2011


Por que estudar Panorama Bíblico

O estudo dessa disciplina se faz necessário para que a Bíblia seja entendida e vista em seu contexto geral para evangelização.

Objetivo da aula

Levar os alunos a uma visão ampliada dos livros da Bíblia na revelação única do plano de redenção em Cristo, que é o Alpha e o Ômega da história bíblica e secular.

Versículos chaves: Gênesis 1 (No princípio) e Apocalipse 22 (Amém). As escrituras relatam como tudo começou e como irá terminar.

Plano de redenção do homem

O plano de redenção em Cristo está revelado em todos os livros da Bíblia, pois Cristo é o Alpha e o Ômega. Deus abriu um buraco na eternidade, criou o mundo físico, o homem e, após sua queda, o salvou pelo sangue de Seu filho.

Ilustrações dadas em aula

1. Lembre-se do fio vermelho que Raabe colocou na janela de sua casa em Jericó. Imagine que esse fio atravessa todos os livros da Bíblia.

2. Uma caixa com pérolas soltas tem o seu valor, pois cada pérola custa caro, mas um colar de pérolas torna-se uma joia valiosa para ser usada pela mulher. Assim são os livros da Bíblia. Lidos aleatoriamente são bons, mas quando em sua totalidade, são valiosíssimos.

Resumo da Bíblia

A Bíblia é composta por: 5 Livros da Lei; 12 Históricos; 5 Poéticos; 17 Proféticos; 5 Profetas Maiores; 12 Profetas Menores, compondo os 39 do Antigo Testamento, e 4 Evangelhos; 1 Histórico; 1 Profético; 21 Epístolas (sendo 14 de Paulo) e 7 Cartas Gerais.

O Antigo Testamento começa com Deus e o Novo Testamento com Cristo. De Adão a Abraão temos a história da raça humana, de Abraão a Cristo temos a história do povo escolhido, de Cristo em diante temos a história da igreja.

1º Livro: Gênesis
Gênesis em grego é “barah”, e significa “princípio”. Nesse livro, Jesus é o Salvador do mundo.

Ele é o livro dos começos:

1. O começo do mundo
2. O começo da raça humana
3. O começo do pecado
4. O começo da promessa de redenção
5. O começo da família
6. O começo da civilização humana
7. O começo das nações do mundo
8. O começo da raça hebraica

Ordem dos acontecimentos:

1. Criação (Gn. 1-2)
2. A queda e a primeira civilização (Gn. 3-4)
3. O dilúvio (Gn. 5-9)
4. A torre de Babel (Gn. 10-11)
5. A chamada de Abraão (Gn. 12-38)
6. A descida do povo para o Egito (Gn. 39-50)

Nenhum comentário:

Postar um comentário