22 de fev. de 2011

Descrição da Bíblia

Informações extraídas da apostila "Panorama Bíblico Avançado", do Instituto Teológico Quadrangular, curso fundamental, 1º ano - 2004.


Propósito: A Bíblia é a revelação escrita de Deus acerca de sua vontade para os homens. Seu tema central é a salvação mediante Jesus Cristo.

Descrição:

Livros: 66

Autores: 40 pessoas, sendo reis e príncipes, poetas e filósofos, profetas e estadistas. Alguns eram instruídos em todo o conhecimento de sua época, outros eram pescadores, talvez com pouca cultura.

Período histórico: Abrangeu aproximadamente 1.600.

Etimologias: Bíblia vem da palavra grega “biblos”, que significa livros. Testamento quer dizer “aliança” ou “pacto”. O Antigo Testamento é a aliança que Deus fez com o homem quanto à salvação antes de Cristo vir, por meio da lei. O Novo Testamento é o pacto que Deus fez quanto à salvação do homem depois de Cristo vir, por meio da graça.

Línguas: O Antigo Testamento foi escrito na maior parte em hebraico, com algumas passagens curtas em aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego (Koiné, língua comum).

Traduções: Aproximadamente 100 anos antes da era cristã, todo o Antigo Testamento foi traduzido para o grego por 70 judeus de Alexandria, essa tradução é conhecida como a septuaginta.

Informações adicionais: O AT se reúne ao redor do Sinai (ou Horebe) e está associado com Moisés. O NT ao redor do Calvário e está associado a Jesus.

Personagens Principais:

AT: Deus, Satanás, Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Faraó, Moisés, Arão, Calebe, Josué, 15 juízes, Rute (Bisavó de Davi), Samuel, Saul, Davi, Salomão, Elias, Eliseu, 19 Reis de Israel, 20 Reis de Judá, os profetas, Nabuconodosor, Ciro, Zorobabel, Esdras, Neemias, Ester.

NT: João Batista, Jesus Cristo, 12 discípulos, Estêvão, Filipe, Paulo e Tiago (irmão de Jesus).

Lugares Principais no Antigo Testamento:

Eden (jardim), Monte Ararate (pousou a arca), Babel (torre), Ur dos Caldeus (de onde saiu Abraão), Canaã (terra prometida), Egito (José), Sinai (monte de Deus, 10 mandamentos), Deserto (40 anos), Canaã (entrada do povo), Assíria (cativeiro de Israel), Babilônia (cativeiro de Judá), Canaã (Palestina, volta dos exilados).

Se você construir a história da Bíblia em torno desses lugares, terá a História em sua ordem cronológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário