17 de nov. de 2010

A Ética Cristã nos relacionamentos


Posto aqui a apostila dada em aula na íntegra. Confiram:
Textos de Referência

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus". 1 Co. 10:31-33.

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos". Cl. 3:12-15.

A pessoa que aceita Jesus como seu Salvador tem a sua maneira de agir totalmente modificada, pelo fato de, com o novo nascimento, tornar-se uma nova criatura, que passa a atuar de maneira diferente e a freqüentar ambientes também diferentes.

No dizer de Paulo, o cristão é uma carta lida pela sociedade: “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens”. E ainda: “porque já é manifesto que vos sois a carta de Cristo, ministrada por nós, escrita, não com tinta, mas com Espírito de Deus vivo”. 2 Co. 3:2-3.

1º O Comportamento Humano

Uma série de fatores atua no ser humano e dá motivo para que a pessoa venha agir ou reagir desta ou daquela maneira. Estes agentes atuantes podem ser de natureza interna, isto é, partindo do próprio individuo como também podem ser de natureza externa, partindo de estímulos ambientais. Seja de uma ou de outra forma, o homem tem sempre condições de reagir ao estímulo com uma resposta que é o seu comportamento, através do qual ele ficará conhecido no seu meio ambiente.

"Cada qual será louvado segundo o seu entendimento, mas o perverso de coração estará em desprezo". Pv 12:8.

 O homem é dotado de livre arbítrio – O livre-arbítrio é a liberdade de escolha. Ele pode preferir o obedecer ou desobedecer a Deus, através de suas palavras, de seus atos, de suas ações. Entretanto, deve ser notado que liberdade implica em responsabilidade. O mesmo Deus que criou o homem, dotando-o de livre-arbítrio declarou que do uso dessa liberdade dependeria a sua felicidade.

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência". Dt. 30:19.

"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor". Gl. 5:13.

O comportamento do cristão frente ao mundo – O verdadeiro cristão procura comportar-se de maneira a agradar a Deus. Por essa razão, procura ser um imitador de Cristo, pois sabe que o mundo e a igreja são dois grupos distintos.

O mundo está sob o domínio de Satanás.
"Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo". Jo 12:31.

A igreja pertence exclusivamente a Deus.
"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos". Ef. 5:23-24.

Amar o mundo significa dedicar-se aos seus valores, interesses e prazeres. Significa ter satisfação naquilo que ofende a Deus.

Andar em integridade – O cristão deve ser íntegro tanto em suas ações (Mt 12.33; Rm 6.22) nota, como em suas palavras (Cl 4.6; Mt 5.37) nota. Cabe ao mesmo, andar com sabedoria e ter uma palavra sempre agradável e temperada. A conversa do crente deve ser cativante, amável e graciosa. Os filhos de Deus devem ter uma linguagem originada na graça de Deus e marcada pela pureza (Ef 4.29) nota. Linguagem e atitude indecentes podem se tornar em hábitos tão arraigados que estouram subitamente em circunstancias inesperadas.

2º O Amor Como Fonte de Conduta

O amor deve ser o alicerce de toda a conduta do cristão pelo fato de ser um sentimento sublime, envolvente, que produz bem-estar e felicidade tanto ao que oferece como ao que recebe (I Co 10.14). Foi o proprio Deus quem criou a lei do amor para o bem da humanidade (Lv 19.18) nota.

Amor a Deus – Jesus disse: “ Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mt 22.37). Significa que devemos amar a Deus com todo o nosso ser e quando isso acontece a nossa conduta passa a ser influenciada por tal amor. Amar a Deus é, sem duvida alguma, a motivação para uma vida equilibrada, feliz e prospera.

Amor ao próximo – A Bíblia é rica em referencias a esse respeito (Mt 22.39; Mc 12.31), significando que este assunto tem muita relação com a conduta do filho de Deus. O amor ao próximo não deve ser apenas mencionado, mas deve ser acima de tudo exercido, e isso pode ser feito de diversas formas, quer seja em forma de ajuda material quer de ajuda espiritual.

Amor a si próprio – Jesus ensinou que o individuo deve amar o próximo como ama a si mesmo. E, ninguém quer o mal para si, nem deseja fracassos ou derrotas em sua própria vida (Pv 11.17) nota. Gostar de si mesmo, sem extremismo, sem adoração do próprio eu, isto é, a egolatria, é um referencial para se gostar do próximo (Fp 2.3,4).

3º A Natureza Moral do Homem

O homem possui valores e virtudes em sua própria natureza que lhe conferem condições de bem-viver, desde que esses valores e virtudes sejam considerados e bem administrados. O habito é uma disposição adquirida pela experiência. O habito é uma aptidão que a pessoa adquire e quanto mais é praticado, mais perfeito e mais automático ele se torna.

Os maus hábitos – Devem ser evitados. Devem ser evitados. Os hábitos exercem grande influencia na formação do caráter, sendo necessário que haja um certo cuidado a fim de que os maus hábitod não sejam aprendidos. Existe uma serie de maus hábitos que, mesmo depois de aprendidos, podem e devem ser evitados ou mudados para que os bons hábitos possam ser instalados e vivenciados, segundo Paulo (Cl 3.8-10) nota.

Sendo ético na religião verdadeira – Tiago define o que considera ser a religião “pura e imaculada diante de Deus” (Tg 1.27), principalmente por descrever o que seja a “religião vã” (Tg 1.26), que é a religião daquele que “cuida ser religioso”. Ele não descartando a sinceridade da pessoa, pois ela age pensando que esta fazendo tudo corretamente. No entanto, sua vida religiosa está calcada em equívocos. Aqui podemos ver não somente os idólatras, esotéricos e espiritualistas que praticam com sinceridade sua religião, mas que estão contrariando a vontade de Deus (Ap 22.15).

Os bons hábitos – Devem ser desenvolvidos e cultivados, pois são próprios a uma vida transformada pelo poder do Evangelho de Jesus (Ef 5.1-21) nota. Dentre as muitas virtudes e as qualidades morais que devem enriquecer o individuo, o amor é a principal. Ao adquirimos os hábitos salutares, que só servirão para enobrecer o nosso viver, vamos nos tornar agradáveis e de boa fama. Sempre será melhor para nós falar bem de alguém, que mal, ajudar ao invés de prejudicar, bendizer em lugar de amaldiçoar. Mas para agirmos assim, temos que seguir o verdadeiro padrão divino (Tg 4.7-12) nota.

4º Resultados da Ética no ser Humano

Dentre as muitas virtudes que enriquecem o homem, o caráter do individuo é fundamental na sua honradez. Para se alcançar respeito, admiração e, sobretudo, confiança tanto das pessoas mais próximas como daquelaas que só, em negócios ou mesmo socialmente nos rodeiam, temos que viver eticamente.

A justiça – Consiste em oferecer a cada um aquilo que lhe compete, aquilo que lhe é por direito, memso que sejam coisas pequenas e insignificantes. A Bíblia é rica em conselhos a esse respeito. “Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte” (Pv 10.2; Sl 82.3,4; 11.5,6; 14.34; 21.3; I Tm 6.11; II Tm 2.22) nota.

A prudência – Como prudência entende-se a maneira de agir com moderação e cautela. Significa procurar o caminho reto e segui-lo, evitando o que considera ser fonte de erro ou de dano, não só para si mesmo como também para outrem (Pv 7.24; 13.16; 14.15; 27.12; Mt 7.24; 10.16; Ef 5.15) nota.

A perseverança – è a qualidade que consiste na firmeza, na constância, de se perseguir um objetivo até conquistá-lo. Ser perseverante é estar envolvido de uma coragem especial para prosseguir, conservar-se firme no propósito, persistir, permanecer fiel, mesmo que para isso tenha de sofrer dificuldades. A Bíblia aconselha: “sede firmes e constantes” (ICo 15.58) nota. O céu será o ganho para aquele que for fiel, para aquele que perseverar na fé (Mc 13.13)

Bibliografia:
CROCE, José Elias – Lições Bíblicas – Betel – Ética Cristã – Rio de Janeiro, RJ, 2001.
Bíblia de Estudo Pentecostal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário