26 de dez. de 2014

Não se levante da mesa

PREGAÇÕES
Mensagem: Pra. Alessandra Pinheiro
Texto: Elaine Lisbôa
Referência Bíblica: Mateus 10:1-4

"Chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes o poder sobre os espíritos imundos, para expulsarem e curarem toda a sorte de doenças e enfermidades”. Mateus 10:1

Um dos grandes ensinamentos dados por Cristo à igreja foi o poder da escolha. O ser humano possui total liberdade para fazer dos seus caminhos o que bem entender, sem qualquer questionamento ou imposição da parte de Deus, mas para cada atitude tomada, existe uma consequência. O assunto foi tema da pregação realizada pela Pr. Alessandra Pinheiro, no dia 5 de abril, durante o Culto de Santa Ceia da 1ª IEQ Vila Caiuba.

Alessandra enfatizou a situação atual da igreja que, pelos mais diversos motivos, tem desistido de congregar e estar em unidade com os irmãos, deixando de participar da Ceia do Senhor e de renovar a sua aliança com o Pai. “O que tem feito você se levantar da mesa? O Senhor nos dá a oportunidade de nos aproximarmos dEle, de sentirmos o Seu amor por nós e de descansarmos, pois os planos que possui para nós são muito maiores do que os nossos. Apenas precisamos pegar a nossa cruz e continuar a caminhada”, diz a pastora.

Na passagem de referência da pregação, Jesus havia escolhido 12 pessoas, que haviam demonstrado o interesse de estar onde Ele estava, sem se importar com a hora e nem o lugar. Pessoas que tinham um coração aberto e disposto a trabalhar. A partir do versículo 5, Jesus dá instruções a todos, explicando que deveriam pregar a proximidade do reino dos céus, curando enfermos, ressuscitando mortos, expelindo demônios e fazendo tudo de graça. “Nos nossos dias as ordenanças são as mesmas. Devemos pregar o Evangelho de Cristo. Somos orientados por Deus de diversas formas, seja através da igreja, da internet, de panfletos evangelísticos... Devemos apenas ser prudentes e pedir a sempre a orientação do Senhor”, explica Alessandra.

Já no versículo 25, Jesus estimula seus discípulos a servi-Lo, bastando apenas ser como Ele. “Basta ao discípulo ser como o seu mestre e ao servo como o seu senhor” (Mt. 10:25). Alessandra lembrou o momento que o Pr. Aparecido, titular da igreja, a chamou para pregar. A mensagem foi dada por Deus a ela dentro do trem. “Muitas vezes, nos sentimos pequenos e incapazes, mas Jesus nos disse para apenas seguir os Seus passos, pois as instruções viriam dEle. Naquela época, para pregar o Evangelho não precisava de diploma universitário. Os discípulos simplesmente seguiram os passos e ensinamentos do seu Mestre”, comenta.

Cristo deu aos discípulos o poder de expulsar demônios, de curar enfermos, e andava lado a lado com eles. As circunstâncias eram difíceis. Não havia asfalto, o sol era ardente, mas nada os fez afastar do Senhor. Entretanto, havia uma pessoa que deveria traí-lo, entregando-O nas mãos de homens, que culminaria na Sua morte.

"Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia". Mateus 16:21.

"Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens". Mateus 17:22.

"E, subindo Jesus a Jerusalém, chamou à parte os seus doze discípulos, e no caminho disse-lhes: Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte. E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará". Mateus 20:17-19

Jesus começou a preparar aqueles discípulos e dizer que um deles havia de traí-lo e que Ele iria morrer. Aqueles homens ficaram contritos, entristecidos. E, ao sentarem juntos para desfrutar da Ceia de Páscoa, em um momento de comunhão, mais uma vez o Mestre dizia que um deles havia de entregá-Lo nas mãos de assassinos.

A Bíblia mostra que por 30 moedas de ouro Judas Iscariotes traiu Jesus. O dinheiro fez Judas levantar da mesa da comunhão com o Senhor e o seu fim foi trágico: se enforcou. “O que tem tentado você a se levantar da mesa? Jesus ensinou os discípulos o caminho que deviam seguir. Judas andava com eles, mas seu coração não estava com Cristo. Quantas pessoas estão prostradas e doentes porque se levantaram da mesa do Senhor?”, enfatiza Alessandra, que, em seguida, estimula os irmãos a permanecerem na presença de Deus, independente da situação em que estejam vivendo. “Eu não sei como está a sua comunhão com o Pai, mas hoje é a nossa oportunidade de sentar à mesa e participar do Corpo e do Sangue do Senhor. Arrependam-se dos seus pecados, peguem a sua cruz e sigam os passos do Mestre. Eis que Jesus faz tudo novo em nossas vidas”, destaca Alessandra.

A pregação foi encerrada com uma mensagem de estímulo aos irmãos. “Se você estiver pensando em se levantar da mesa do Senhor, firme-se em Deus. Cristo estará conosco até a consumação do século. Ele estará com todos aqueles que permanecerem sentados à mesa”, concluiu a pastora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário