28 de dez. de 2012

Os Nomes de Deus

ESTUDOS TEOLÓGICOS
TEOLOGIA SISTEMÁTICA

O nome é uma das mais fortes evidências da personalidade de um ser. Os pais, quando se deparam com a alegre notícia de que terá um filho, logo começam o estudo de qual nome dará para aquela criança. Esse momento de escolha também sempre foi visto por Deus como um ato muito importante.

Durante a história do povo de Israel, Deus definiu ou mudou o nome de algumas pessoas de acordo com a vontade e o propósito que tinha para cada uma delas. Ele mudou o nome de Abrão para Abraão e de Sarai para Sara, também determinou o nome do filho do casal, que deveria ser Isaque, cujo significado é riso, alegria. Também mudou o nome de Jacó para Israel (príncipe de Deus) e, no Novo Testamento, instruiu José para dar o nome de Jesus ao filho que estava no ventre de Maria.

Na Bíblia, os nomes sempre foram muito importantes e relevantes em seus significados, tanto para os personagens como para o próprio Deus, que revelou a Si mesmo de diversas maneiras. O “nome” de Deus nas Escrituras significa mais que uma combinação de sons. Representa, de fato, Seu caráter revelado.



Vejamos alguns desses nomes, que nos permitem conhecer melhor o Senhor:

Aba Pai 

Significado: Termo em aramaico para “Pai”.
Referência: "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai". Romanos 8:15. 

Adonai 

Significado: “Senhor, Mestre”.
Referência: "Ah, SENHOR (Adonai)! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!". Josué 7:8.

Adonai Jeová 

Significado: “Senhor Deus”.
Referência: "Então disse Abrão: Senhor DEUS (Adonai Jeová), que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?". Gênesis 15:2.

Attiq Yômin 

Significado: “Ancião de dias”.
Referência: "Até que veio o ancião de dias (Attiq Yômin), e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino". Daniel 7:22.

El 

Significado: “Deus”, “Deus Poderoso”, “Aquele que vai adiante ou inicia as coisas”. Este nome aparece combinado com várias expressões.
Referência: "Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus (El) é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é". Deuteronômio 32:4.

El Berit 

Significado: “Deus que faz pacto ou aliança”.
Referência: "E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia (El Berit), e que foi comigo no caminho que tenho andado". Gênesis 35:3. 

El Deot 

Significado: “O Deus da sabedoria”.
Referência: "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento". Isaías 40:28.

El Elhôhê Israel 

Significado: “Deus de Israel”.
Referência: "Bendito seja o SENHOR Deus de Israel (El Elhôhê Israel) de século em século. Amém e Amém". Salmos 41:13.

El Elyon 

Significado: “Deus Altíssimo”.
Referência: "E bendito seja o Deus Altíssimo (El Elyon), que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo". Gênesis 14:20.

El-Ne’eman 

Significado: “Deus de graça e misericórdia”.
Referência: "Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel (El Ne’eman), que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos". Deuteronômio 7:9.

El-Nosse 

Significado: “Deus de compaixão”.
Referência: "Tu os escutaste, SENHOR nosso Deus: tu foste um Deus que lhes perdoaste (El-Nosse), ainda que tomaste vingança dos seus feitos". Salmos 99:8.

El Olam 

Significado: “Deus eterno”.
Referência: "E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do SENHOR, Deus eterno (El Olam)". Gênesis 21:33.

El-Qana 

Significado: “Deus zeloso”.
Referência: "Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso (El-Qana), que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam". Êxodo 20:5.

El-Ro´i 

Significado: “Deus que vê”.
Referência: "E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê (El-Ro´i); porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?". Gênesis 16:13.

El-Sale´i 

Significado: “Deus é minha Rocha, o meu refúgio”.
Referência: "Direi a Deus, minha rocha (El-Sale´i): Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?". Salmos 42:9.

El Shaddai 

Significado: “Deus Todo-Poderoso”.
Referências: "E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso (El Shaddai); mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido". Êxodo 6:3.

Eloah 

Significado: “Deus Verdadeiro”.
Referência: "Agora, pois, não vos engane Ezequias, nem vos incite assim, nem lhe deis crédito; porque nenhum deus de nação alguma, nem de reino algum, pôde livrar o seu povo da minha mão, nem da mão de meus pais; quanto menos vos poderá livrar o vosso Deus (Eloah) da minha mão?". 2 Crônicas 32:15.

Elohim 

Significado: “Deus”, como também “Deus Forte”, “Deus Poderoso”.
Referência: "No princípio criou Deus (Elohim) os céus e a terra". Gênesis 1:1.

Emanuel 

Significado: “Deus conosco”.
Referência: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel". Isaías 7:14.

Ha Tsur 

Significado: “A Rocha”.
Referência: "Ele é a Rocha (Ha Tsur), cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é". Deuteronômio 32:4.

Ieshua 

Significado: “Senhor é salvador”. É o próprio nome de Jesus.
Referência: "E Jesus (Ieshua), respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus". Mateus 16:17.

JAH 

Significado: “Senhor”. Forma abreviada de Jeová. Aparece 48 vezes no AT.
Referência: "O SENHOR (JAH) é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei". Êxodo 15:2. 

Jeová 

Significado: “Senhor”. A forma hebraica verdadeira desse nome é YHWH, em português se lê Iavé.
Referência: "Então disse Moisés a Deus (YHWH): Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?". Êxodo 3:13.

Jeová Eloai 

Significado: “Senhor meu Deus”.
Referência: "E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus (Jeová Eloai), e todos os santos contigo". Zacarias 14:5.

Jeová Eloenu 

Significado: “Senhor nosso Deus”.
Referência: "Tu os escutaste, SENHOR nosso Deus (Jeová Eloenu): tu foste um Deus que lhes perdoaste, ainda que tomaste vingança dos seus feitos". Salmos 99:8.

Jeová Eloeka

Significado: “Senhor teu Deus”.
Referência: "Eu sou o SENHOR teu Deus (Jeová Eloeka), que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". Êxodo 20:2.

Jeová Heleión 

Significado: “Senhor, o Altíssimo”.
Referência: "Eu louvarei ao SENHOR segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR altíssimo (Jeová Heleión)". Salmos 7:17.

Jeová Hosenu 

Significado: “Senhor nosso criador”.
Referência: "O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou (Jeová Hosenu)". Salmos 95:6.

Jeová Hosseu 

Significado: “O Senhor que nos criou”.
Referência: "O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou (Jeová Hosseu)". Salmos 95:6.

Jeová Jaser 

Significado: “O Senhor é reto”.
Referência: "Para anunciar que o SENHOR é reto (Jeová Jaser). Ele é a minha rocha e nele não há injustiça". Salmos 92:15.

Jeová Jireh 

Significado: “O Senhor proverá”.
Referência: "E disse Abraão: Deus proverá (Jeová Jireh) para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos". Gênesis 22:8.

Jeová Mikaddés

Significado: “O Senhor que te santifica”.
Referência: "E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica (Jeová Mikaddés)". Levítico 20:8.

Jeová Nissi 

Significado: “O Senhor nossa bandeira”.
Referência: "E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA (Jeová Nissi)". Êxodo 17:15.

Jeová Ra’ah 

Significado: “O Senhor meu pastor”.
Referência: "O SENHOR é o meu pastor (Jeová Ra'ah), nada me faltará". Salmos 23:1. 

Jeová Rafa 

Significado: “O Senhor que te sara”.
Referência: "E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara (Jeová Rafa)". Êxodo 15:26.

Jeová Sabaoth 

Significado: “O Senhor dos Exércitos”.
Referência: "Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos (Jeová Sabaoth), ele é o Rei da Glória". Salmos 24:10.

Jeová Shalom 

Significado: “O Senhor nossa paz”.
Referência: "Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ (Jeová Shalom); e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas". Juízes 6:24.

Jeová Shamá 

Significado: “O Senhor está presente”.
Referência: "Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: o SENHOR ESTÁ ALI (Jeová Shamá)". Ezequiel 48:35.

Jeová Tsidkenu 

Significado: “O Senhor nossa justiça”.
Referência: "Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA (Jeová Tsidkenu)". Jeremias 23:6.

Kadosh 

Significado: “Santo”.
Referência: "E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo (Kadosh), Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória". Isaías 6:3.

Kadosh Israel 

Significado: “O Santo de Israel”.
Referência: "O nosso redentor cujo nome é o SENHOR dos Exércitos, é o Santo de Israel (Kadosh Israel)". Isaías 47:4.

Malah Brit 

Significado: “O Anjo da aliança”.
Referência: "Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança (Malah Brit), a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos". Malaquias 3:1.

Margen 

Significado: “Protetor”.
Referência: "Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo (Margen), o teu grandíssimo galardão". Gênesis 15:1.

Palete 

Significado: “Libertador”.
Referência: "Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador (Palete)". 2 Samuel 22:2.

Shaphatar 

Significado: “Juiz”.
Referência: "Porque o SENHOR é o nosso Juiz (Shaphatar) ; o SENHOR é o nosso legislador; o SENHOR é o nosso rei, ele nos salvará". Isaías 33:22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário