10 de jun. de 2012

Características de um ganhador de almas

CURSO TEOLÓGICO QUADRANGULAR - 3º SEMESTRE 
Aula – Missões (Continuação) 
Ministrada por: Pr. Rico 
Data: 12 e 26.02.2012 

Todo cristão é chamado de duas maneiras para realizar a vontade de Deus. O primeiro se trata de um chamado específico (Efésios 4:11) para contribuir na obra. Já o segundo é um chamado generalizado a TODOS os crentes: o Evangelístico.

Todo o cristão possui o chamado para ganhar almas, pois foi feito para pregar o Evangelho em tempo e fora de tempo.

"Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina". 2 Timóteo 4:2. 

Evangelismo não funciona só na teoria. A vida cristã funciona na prática. Se não se aborda, não se prega, não adianta conhecer os detalhes bíblicos. No entanto, essa é uma das deficiências mais presentes nas igrejas e, até mesmo, nas agências de missões, devido a falta de instrução, orientação e acompanhamento.

Daremos algumas das características de um ganhador de almas, mas elas não devem anular o cristão, muito pelo contrário, devem provocar um efeito em seu coração para que se enquadre nelas a cada dia mais.

1. Tem que ter uma vivência no Evangelho. O Evangelho só funciona na vida dos outros se funcionar na sua. A melhor mensagem para se pregar é a que Deus colocou em seu coração. E isto é resultado de aceitar aquilo que o Senhor colocou na sua vida. Se há efeito em você, haverá efeito nos outros. A palavra diz que “a letra mata”, no sentido que não basta o conhecimento, mas que há a necessidade da vivência cristã.

2. Ser obdediente. Nós somos tentados todos os dias a desobedecer. Muitos desobedecem pela falta de conhecimento. A obediência acontece no nosso dia a dia, e ela deve estar acima dos conceitos teóricos bíblicos. Por traz do pensamento que “não fomos chamados para isso”, há uma comodidade de não se viver o verdadeiro Evangelho. O fato de não concordar não deve barrar a obediência.

3. Dar bom testemunho. Em Atos 1:8 lemos "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". Por muitos anos a igreja pregou esse “testemunhar” como moralidade para, de alguma forma, inibir a concupiscência (desejo descontrolado da carne) do ser humano e assim controlar estas coisas dentro da igreja. Este uso está errado, mas não se trata apenas disso. Jesus estava falando do testemunho de tudo o que Ele fez, dos Seus atos (João 21.24-25), dos Seus ensinos. Não ser testemunha moralmente apenas, mas dos fatos, da Verdade, de Cristo.

 4. Tem que amar a igreja. Ser uma pessoa assídua na igreja. Deve ser uma referência para os que estão fora.

5. Tem que ter a Verdade de Deus. Estar pautado na Verdade do Evangelho, que anula o nosso “eu”. O nosso tempo acaba rápido, mas o de Cristo dura por toda a eternidade.

6. Tem que ser cheio do Espírito de Deus. Selo recebido após a verdadeira conversão a Jesus, que veio para nos batizar com o Espírito Santo e com fogo. Que nos enviou o Consolador para nos capacitar para a obra. O poder motiva o homem a ir. O fogo alastra. O ganhador de almas precisa de tudo o que o Espírito quer nos dar. Esse fogo, já dito por João Batista, estava preparado para a igreja.

 7. Tem que ser uma autoridade espiritual. Autoridade sobre os demônios. O cristão só tem autoridade se lhe for delegada. Jesus delegou aos apóstolos (Marcos 16:15-18), que a utilizaram direcionados por Deus. Só tem autoridade quem está debaixo de autoridade. O homem não deve caminhar se sentindo autossuficiente. Seremos sempre tentados a quebrar alianças.

Um comentário:

  1. Gostei do que foi escrito. Acredito furmimente nas palavras que foram ditas. Muito Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

    Na minha humilde opinião, talvez, abriria eu mais um ponto. Como: Devemos querer ser igual a Cristo, está, acredito eu, seja uma das caracteristicas dos verdadeiros discipulos. Que o Senhor nos abençoe e a todos os leitores Amem.

    ResponderExcluir