29 de abr. de 2012

8º Dia - A razão de tudo

Discipulado “Uma Vida com Propósitos”
Data: 21 de Abril de 2012
Local: Rua Basílio Machado, 123 – Jardim Tupã.

"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”. Romanos 11:36. 

Este versículo escrito pelo apóstolo Paulo simplifica todo o significado das coisas. Toda a criação veio a existir por meio do Senhor e a Ele deve conceder glória para todo o sempre. Observamos que a maioria das pessoas diz crer em Deus, mas pouco se ouve a respeito de conceder glória à majestade do Senhor. Toda a criação glorifica a Deus ao cumprir com o propósito para o qual foi criada, e mesmo a menor partícula da criação revela a assinatura de quem à fez.

A complexidade do universo pode ser comparada às minúsculas partículas que compõem o corpo humano. Os animais cumprem o seu propósito ao realizar as atividades as quais Deus o incumbiu de fazer. A natureza cumpre seu propósito ao disponibilizar ao homem um local habitável, com oxigênio, alimento, bebida...

O universo cumpre o seu propósito ao funcionar de maneira coesa e bem ajustada para que nada saia do lugar. O sol cumpre o seu propósito ao se erguer todos os dias para trazer a luz, e à noite, a lua cumpre o seu propósito ao conceder claridade em meio às trevas.

Em todo o universo somente duas das criações de Deus falham em glorificá-Lo: os anjos caídos (demônios) e nós (as pessoas). Todo o pecado consiste, basicamente, na incapacidade de render glória a Deus. O objetivo fundamental do Universo é demonstrar a glória de Deus e essa é a razão pela qual tudo existe.


O que é a glória de Deus 

A glória de Deus é o que Ele é. É a essência de sua natureza, o peso de sua importância, o brilho de Seu esplendor, a demonstração do Seu poder e o ambiente de Sua presença. Toda a criação reflete a glória do Senhor.

A glória do Senhor foi revelada claramente em Jesus, a Luz do mundo. Graças a Jesus não somos mais ignorantes a respeito de quem Deus realmente é.

"Havendo Deus falado antigamente muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa”. Hebreus 1:1-3a.

 Jesus é o resplendor da glória do Pai, e veio a este mundo para que pudéssemos entender completamente essa glória. Somos instruídos a conhecer, honrar, declarar, louvar e refletir Sua glória e, inclusive viver para a Sua glória. Uma vez que Deus criou todas as coisas, Ele é digno de toda a glória.

 "Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder;porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Apocalipse 4:11. 

Nenhum de nós tem oferecido a Deus, por meio de nossa vida, a glória que Ele merece. Entretanto, viver para a glória de Deus é a maior realização que podemos alcançar em nossa existência, e esse deve ser o maior objetivo de nossa vida.

Como glorificar a Deus 

Damos glórias a Deus quando vivemos para cumprir os propósitos para o qual Ele nos designou a fazer. Deus nos criou pensando em cada detalhe de nosso corpo e em nossas aptidões intelectuais. Ele nos colocou em lugares estratégicos e deu a cada um de nós recursos e talentos para cumprir com o Seu propósito.

O Senhor não nos predestinou a realizar estas coisas, mas planejou todas elas. Cabe ao homem escolher conhecer esse planejamento e segui-lo ou viver segundo a sua própria vontade e desejos. As pessoas que vivem para cumprir os planos de Deus receberão os seus galardões na eternidade. Todas ficarão neste mundo até o exato momento em que o Senhor planejou e jamais morrerá antes do tempo de cumprir com os propósitos.

E quais são esses propósitos? 

Podemos resumir, biblicamente, em cinco propósitos:

1º Propósito: Adorar a Deus. O Senhor nos criou para apreciarmos a Sua presença e Ele deseja que a nossa adoração seja motivada por amor, ação de graças e alegria. Adorar e um estilo de vida que compreende apreciar a Deus, amá-Lo e oferecer a nós mesmos para o cumprimento do Seu propósito.

"[disse Jesus] Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. João 4:23.

 2º Propósito: Amar a família de Deus. No momento em que aceitamos a Jesus como único Senhor e Salvador, nos tornamos parte da família de Deus. Seguir a Cristo não significa apenas acreditar, mas também pertencer e aprender a amar a família de Deus, ou seja, nossos irmãos na fé.

"[disse Jesus] Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. João 1:34-35. 

3º Propósito: Nos tornarmos como Cristo. Depois que aceitamos a Jesus e nascemos na família de Deus, o Senhor nos induz à maturidade espiritual, que significa nos tornarmos como Cristo na forma de pensar, agir e sentir. Sermos como Cristo é no sentido de desenvolvermos o Seu caráter e não a Sua divindade. Quanto mais desenvolvemos o caráter de Cristo, mais glorificamos a Deus.

 "... que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento. Para que aproveiteis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até o dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus”. Filipenses 1:9-11. 

4º Propósito: Servir aos outros com os nossos dons. Deus dotou a cada um de nós com talentos, dons, capacidades e habilidades exclusivas para o benefício de outras pessoas. Utilizando esses recursos glorificamos ao Senhor.

 "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém”. 1 Pedro 4:10-11. 

5º Propósito: Falar de Jesus às outras pessoas. Depois que nascemos de novo, por meio da fé em Jesus Cristo, Deus espera que compartilhemos dessa graça com os outros, apresentando a Cristo e ajudando aos outros a descobrirem o propósito da vida delas, preparando-as para o destino eterno.

 "E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos [...] Porque tudo isso é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para a glória de Deus”. 2 Coríntios 4:13-15. 

O objetivo de nossas vidas Compreendendo agora, de maneira panorâmica, os propósitos para o qual fomos criados, nos deparamos com a seguinte questão:

Para quem você irá viver: para si ou para Deus? 

Neste exato momento Deus o está convidando a viver para a glória dEle. A verdadeira vida começa quando nos comprometemos inteiramente com Jesus. Se você não está seguro de já ter feito isso, tudo o que precisa fazer é receber e acreditar. A Bíblia promete:

"Mas, a TODOS quantos o receberam [Jesus], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. João 1:12. 

Creia que Deus o ama e o criou para um propósito.
Creia que Deus o escolheu para ter um relacionamento com Jesus o qual morreu na cruz por você.
Creia que, a respeito de todas as coisas que já fez, Deus quer perdoá-lo.
Receba Jesus em sua vida como o seu Senhor e Salvador.
Receba o perdão dos seus pecados.
Receba o Espírito Santo que o capacitará para cumprir o propósito de sua vida.

Não perca mais tempo. Eu te convido a inclinar sua cabeça e em voz baixa fazer a oração que mudará seu destino eternamente:

“Jesus, em Ti creio e te recebo. Perdoa os meus pecados e me ajuda a compreender e a viver para a glória de Deus. Escreve neste momento o meu nome no Livro da Vida. É em Teu nome que oro. Amém”. 

Se você fez essa oração com sinceridade, parabéns! Bem vindo à família de Deus! Procure alguém para compartilhar essa decisão, pois precisará de apoio. Agora você já está pronto para descobrir e começar a viver o propósito de Deus para a sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário