15 de mar. de 2012

2º Dia: Tudo começa com Deus

MENU: DISCIPULADO

Versículo da semana:
Todas as coisas foram criadas nele (...) e nele encontram o seu propósito. Colossenses 1.16.

Neste segundo dia de trabalho enfrentamos uma dificuldade: a falta de energia, mas o Senhor nos ajudou e conseguimos, apesar do escuro, seguir adiante em conhecer os planos dEle para cada um de nós.

Partimos para alguns pontos que nos levará a compreender os propósitos de Deus para o homem.

1º. Não somos o foco

O primeiro passo é deixar de lado tudo aquilo que somos, o que desejamos e o que pensamos. A mídia induz o homem a centralizar tudo em si, pois segundo eles, a resposta está dentro de nós mesmos. Descobrimos o quão errado isto é. A resposta está fora de nós! Está em Deus! Está na Palavra!

Enfatizei a parte em que o autor fala:

“Muitas pessoas tentam usar Deus para sua auto-realização, mas isso é contrário à natureza e está fadado ao fracasso. Você foi feito por Deus e não o contrário; viver é deixar Deus usa-lo para Seus propósitos, e não você usar a Deus para o que deseja”.

Muitas vezes nos desdobramos para conseguir fazer tudo aquilo que “precisamos”. Corremos para trabalhar, estudar, praticar exercícios físicos, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos, dos cônjuges, da saúde, dos passeios, da igreja...

No entanto, quando entendermos que o foco de nossas vidas não somos nós mesmos, aprenderemos que, na verdade, Deus nos ensina a fazer menos na vida e se concentrar naquilo que realmente importa!

2º. Descobrimos o propósito através da revelação de Deus

Neste ponto o autor nos dá uma ilustração interessante: Somente o inventor sabe a principal função do material criado, nem mesmo o objeto sabe dizer para que foi feito. Com o intuito de registrar para o objeto e para os usuários do objeto a funcionalidade, o inventor elabora o manual completo com cada função de sua criação.

Da mesma forma isto acontece com o homem. Somente o Criador (Deus) sabe para quê criou o homem e a sua real funcionalidade. E Ele nos deixou o manual: A Bíblia. Nela encontramos as respostas a respeito de nosso objetivo de vida e as funções que deveremos cumprir para seguir o Plano daquele que nos modelou.

O autor adianta que existem 5 propósitos de Deus para a vida do homem:

"Deus não nos deixou às cegas, para ficarmos nos questionando e conjeturando. Ele claramente revelou, ao longo da Bíblia, seus cinco propósitos para nossa vida. Ela é o nosso “Manual do proprietário”, que explica por que estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro. Ela explica o que nenhum livro de auto-ajuda ou de filosofia pode saber".

E ele vai além, destacando Efésios 1:11 ao dizer que é através de Cristo que descobriremos os propósitos:

"Nele [Jesus], digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para o louvor da sua glória". Efésios 1:11-12.

Dentro deste item, em que descobrimos que saberemos o nosso propósito de vida através de Cristo pela revelação registrada em nosso manual (A Bíblia), precisaremos nos atentar a três aspectos importantes:

1. Descobriremos nossa identidade e propósito através de um relacionamento com Jesus (para quem ainda não tem, o autor diz que falará sobre isso posteriormente).

2. O propósito determinado por Ele é anterior à nossa concepção, por isso, podemos escolher muitas coisas em nossas vidas (cônjuge, passatempos, trabalho...) Menos o nosso propósito!

3. O propósito de Deus para nós é eterno.

2 comentários:

  1. Sabendo que os propósitos de Deus são diferentes dos nossos, podemos entender o porque pessoas que não se relacionam intimamente com Cristo têm uma vida vazia, podem até conquistar o mundo, más sua alma é vazia, não encontram razão de viver.

    ResponderExcluir