Estudo realizado pelo Instituto Cristão de Pesquisas.
A palavra "Êxodo" significa "saída", a saída do povo de Israel do Egito. Neste vídeo o Pr. Antonio Fonseca descreve três propósitos de Deus para realizar estes milagres, libertar o povo e escolher Israel como Seu:
1º. Deus mostra a Sua glória. O Egito foi o primeiro grande império mundial, mas com o derramamento das pragas nunca mais voltou a ser o mesmo. Começou a entrar em decadência. Cada praga representava uma divindade que estava sendo colocada por terra pelo Senhor, mostrando que Deus é sobre todos os deuses e todos os reinos da Terra.
2º. Deus escolhe Israel para entregar à humanidade as Escrituras Sagradas, a Sua Palavra.
3º Deus escolhe Israel também para entregar ao mundo o Messias, o nosso Salvador Jesus Cristo.
Vale destacar que no meio do povo não tinha apenas israelitas e isto mostra também que o Senhor não faz acepção de pessoas.
Olhando no mapa vemos que Israel é instruído a ir por um caminho que não teria saída, um caminho que os levaria a ficar encurralados entre rochas e o Mar Vermelho. Isto porque se fossem pelo outro caminho iriam se deparar com os filisteus, um povo com poder bélico e muito poderoso, e não iriam resistir.
No caminho, Faraó desiste de ter libertado o povo e o segue com os seus soldados. Israel fica entre o Mar Vermelho e esse exército inimigo, mas Deus os faz atravessar o mar em terra seca. Quando todos conseguiram chegar ao outro lado, as águas afogam todo o exército de Faraó! E o povo de Deus se alegra e canta louvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário