13 de set. de 2011

EUA se opõem a reconhecimento da Palestina

NOTÍCIAS: MUNDO
Fonte: Yahoo Notícias | 13.09.2011

A votação na Assembleia Geral das Nações Unidas para reconhecer um Estado palestino será uma "distração" no caminho para a paz com Israel, declarou nesta segunda-feira o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A direção palestina confirmou sua intenção de apresentar o pedido de adesão às Nações Unidas durante a Assembleia Geral da ONU, a partir do dia 20 de setembro, em Nova York, mas os Estados Unidos já informaram que vetarão a medida no Conselho de Segurança.



O pedido palestino "é uma distração que não resolverá o problema". "Esta questão só será resolvida quando israelenses e palestinos chegarem a um acordo", afirmou Obama aos jornalistas.

"O que ocorrer em Nova York poderá chamar a atenção da mídia, mas não vai mudar o que passa no terreno se israelenses e palestinos não negociarem".

Ao mesmo tempo, Israel "fará dano a si mesmo" se adotar represálias econômicas contra a Autoridade Palestina caso a votação na ONU prospere, destacou Obama aos correspondentes internacionais.

"Os palestinos estimam que poderão ter meios para pressionar com seu reconhecimento nas Nações Unidas. Sua intenção, acredito, é passar pela Assembleia Geral. Nós (EUA) não temos mais que um voto na Assembleia Geral (...) mas é muito diferente no Conselho de Segurança (...) e já disse em público que (...) vamos nos opor a isto com força".

"Na Assembleia Geral nós temos menos influência sobre o processo, mas vamos continuar conversando com todas as partes para fazer com que toda ação em Nova York possa levar à retomada das negociações", destacou Obama.

"Apoiaremos tudo que ajudar a estabelecer negociações diretas e rejeitaremos tudo que atrapalhar seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário