9 de jul. de 2011

Israel pode ter domingo como dia de descanso

EDITORIA: MUNDO

Fonte: Portal GospelPrime | 09.07.2011

Israel pode passar a ter um final de semana mais longo ao declarar os dias de domingo como feriado. A proposta está sendo estudada a pedido do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e se for aprovada terá grande impacto tanto na economia como também entre os religiosos.

Segundo o jornal Haaretz , o plano é para que sábado e domingo sejam feriados, e a sexta-feira seja um dia de trabalho até meio-dia. A medida foi proposta primeiramente pelo vice-primeiro-ministro Silvan Shalom, que argumentou que se deve “passar a um longo fim de semana o mais rapidamente possível, de acordo com todos os países do mundo desenvolvido”.

O estudo está sendo feito pelo assessor econômico e presidente do Conselho Econômico Nacional, Eugene Kandel, ele vai avaliar os impactos que essa mudança trará à população em termos sociais, econômicos e religiosos.

O final de semana em Israel é celebrado da sexta-feira ao sábado, e as lojas e escritórios funcionam até a manhã de sexta-feira. Os feriados no país começam ao anoitecer da sexta-feira, como uma marca do judaísmo, até o anoitecer do sábado, sendo esse intervalo santo e de descanso.

Shalom sugeriu que o fim de semana seja sábado e domingo, enquanto a semana de trabalho seria de segunda a sexta ao meio-dia. “Em troca do fim de semana prolongado, vamos trabalhar meia hora a mais por dia”, disse ele.

A proposta gera um impasse, pois pretende igualar o estado de Israel com o final de semana do mundo ocidental que não tem nenhuma ligação religiosa. O descanso aos domingos foi criado pelo Império Romano e para os judeus viola a lei de Deus pelo sábado não ser guardado no sentido santo que a Bíblia lhe dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário