20 de jun. de 2011

Livros de I e II Samuel

CURSO TEOLÓGICO QUADRANGULAR 2º SEMESTRE
8ª Aula – Panorama Bíblico
Ministrada por: Pr. Jhonson
Data: 12.06.2011

Em I e II Samuel, Jesus é apresentado como o Profeta, Sacerdote e Rei. No primeiro livro veremos 3 personagens principais: Samuel, Saul e Davi. Saul foi escolhido pelo povo para ser rei e Davi foi escolhido pelo próprio Deus.

O profeta Samuel foi o último dos juízes. Ele participou da transição dos hebreus para a monarquia, que abarcou um período de mais ou menos 500 anos.


I Reis
Salomão e Israel
II Reis
Os reis de Israel
I Crônicas
Salomão e o Templo
II Crônicas
Os reis e o Templo


Em I Samuel 17:14, Saul é atormentado por um espírito maligno da parte do Senhor. Davi foi ungido, mas precisava passar pela “escola de Deus”: deserto, fome, falta de recursos financeiros, solidão...

Mas Davi tinha um aliado, Jônatas, o filho de Saul. Deus preparou para Davi uma equipe nada tradicional, com pessoas rejeitadas pela sociedade. O final do livro de 1 Samuel mostra a matança dos israelitas e a morte de Saul.

Esse livro registra o fracasso de Saul, que havia sido escolhido pelo povo para ser rei, e a vitória de Davi, o rei escolhido por Deus, onde se estabelece a “Casa de Davi” (dinastia, descendência de Davi), de onde nasceria o Messias no futuro.

"Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto". Isaías 9:7.

Lembre-se de II Samuel como uma biografia. Resumo:

Capítulos 1 a 4 – Davi reina sobre Judá.
Capítulos 5 a 24 – Davi reina sobre todo o Israel

Davi antes do adultério e homicídio vencia todas as batalhas e o seu reino não parava de crescer. Ele não era perfeito, mas confessava suas imperfeições. Era um homem versátil: menino pastor, músico, rei, soldado, pai amoroso, poeta... Suas principais qualidades foram: fidelidade, modéstia, paciência, coragem, magnanimidade (coração grande), confiança, sensibilidade.

A cidade fortificada de Hebron, ao sul de Jerusalém, tornou-se a capital de seu reino. Davi passou por muitos testes com louvor, mas caiu em um que nem todos passam: a tentação do sexo.

Davi nunca tomou o reino de Saul pela força (algo que ele podia ter feito), mas aguardou o tempo e a vontade de Deus. A submissão e a humildade são a chave da vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário