20 de jun. de 2011

Livro de Rute

CURSO TEOLÓGICO QUADRANGULAR 2º SEMESTRE
7ª Aula – Panorama Bíblico
Ministrada por: Pr. Jhonson
Data: 01.05.2011

No livro de Rute, Jesus é apresentado como nosso resgatador. Ele é importante, pois faz parte da genealogia de Cristo.

"E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé (...) e Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo". Mateus 1:5,16.

A configuração do Livro de Rute começa no país pagão de Moabe então se muda para Belém. Este relato verdadeiro ocorre durante o Período dos juízes, marcado por dias sombrios de fracasso e rebelião dos israelitas.

A fome faz com que Elimeleque e sua mulher, Noemi, saiam de sua casa israelita ao país de Moabe. Elimeleque morre e acaba deixando Noemi com seus dois filhos, que logo acabam se casando com duas moças moabitas: Orfa e Rute.

Mais tarde os dois filhos morrem e Noemi fica sozinha com Orfa e Rute em uma terra estranha. Orfa volta para a casa de seus pais, mas Rute decide ficar com Noemi enquanto viajam para Belém.

Esta história de amor e devoção fala do eventual casamento de Rute com um homem rico chamado Boaz, filho de Raabe (a meretriz encontrada em Jericó), com quem ela tem um filho chamado Obede, que se torna avô de Davi e o ancestral de Jesus. A obediência traz Rute à linhagem privilegiada de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário