18 de jun. de 2011

Livro de Números

CURSO TEOLÓGICO QUADRANGULAR - 2º SEMESTRE
4ª Aula – Panorama Bíblico
Ministrada por: Pr. Jhonson
Data: 20.03.2011

No livro de Números, Cristo é aquele que foi levantado. Ele conta a peregrinação no deserto até Canaã, a caminhada com as murmurações do povo de Israel por causa da incredulidade.

"Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés". Hebreus 3:19.

"Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos". Salmos 95:10.

Nos primeiros 10 capítulos a Lei é dividida. Os capítulos de 11 a 20 mostra a história do fracasso daquele povo, mas nos capítulos finais Israel volta a experimentar o favor de Deus e a vitória. Em 1 Coríntios 10:1-13, Paulo escreve que, o que aconteceu com eles tornou-se exemplo para nós.

"Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar". 1 Coríntios 10:1-13.

Resumo


Capítulos 1 à 12 – Preparação para a jornada;
Capítulos 13 à 20 – Peregrinação no deserto;
Capítulos 21 à 36 – A caminhada de Canaã.

É no livro de Números que Deus envia uma nuvem como sombra para o calor e uma coluna de fogo para o frio noturno, providencia que suas roupas e seus calçados crescessem juntamente com eles. Maná do céu para alimento, e água retirada da rocha para bebida. É importante lembrar em Números 22 o episódio do profeta Balaão que foi pago para amaldiçoar os israelitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário