5 de abr. de 2011

O que é o pecado?

O conceito dos homens em relação ao pecado é que ele é uma série de atos de perversão tais como embriagar-se, prostituir-se, roubar, mentir ou matar, mas a definição encontrada na Bíblia é muito mais profunda.

No hebraico ("hhatá") e no grego comum ("hamartáno"), as formas verbais significam "errar", no sentido não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por "peccátu".

Vamos analisar segundo a Bíblia a definição do que é o Pecado:

1º Não atingir o alvo
Esse termo foi traduzido como "Pecado" aproximadamente 200 vezes na Bíblia. O homem foi criado para a glória do Criador, mas, como um relógio que deixa de dar a hora, o homem deixou de cumprir o propósito para a qual foi criado, falhou em todos os deveres e obrigações para com Deus.

"Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Romanos 3:23.

2º Desviar-se de um caminho certo
Este é o conceito de pecado onde Deus reclama que Israel, como uma criança cheia de enganos, se desviou.

"Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos". Salmos 78:5-7.

"Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho?". Isaías 53:6.

3º Transgressão
Significa cruzar uma linha, fazendo o que Deus disse para não fazer.

"Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade". 1 João 3:4.


Quem são os pecadores?

Esta pergunta, como todas as outras, deve ser respondida de acordo com a Palavra de Deus. O caso de cada um de nós já foi julgado no tribunal de Deus e o veredicto de culpado já foi pronunciado. Deus escreveu na fronte de cada um de nós o nome "pecador". Talvez não se sinta um, mas isto não altera o fato de que é. Talvez não esteja cônscio de que há muito a ver com você, mas isto não muda o fato de que está numa condição terrível e seus sentimentos não o impedirão de sofrer os tormentos reservados aos que estão condenados.

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Romanos 3:23.

Por que somos Pecadores?

Porque pertencemos a uma raça de pecadores e não a uma raça de pessoas boas.

"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é lavdo em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir." Romanos 5:12-14.

"Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só [Jesus Cristo], muitos se tornarão justos". Romanos 5:19.

Quais são os resultados do Pecado?

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". Romanos 6:23.

Como se pode remover o pecado?

"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa". Atos 16:31.

"Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". João 1:29.

"Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou (Jesus Cristo), para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo". Hebreus 9:26.

Quem não tem o pecado removido?

Todo aquele que não aceita verdadeiramente a Jesus. Os que rejeitam a Bíblia não podem encontrar um meio de escapar das conseqüências do pecado.

"Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação". Hebreus 2:3.

Fonte:
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/cdcole/sermaov2/cap04.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário