20 de abr. de 2011

Aprenda com Jesus a ser um multiplicador

Por Elaine Lisbôa
Referência: João 6:1-15

Desde o Antigo Testamento Deus mostra o Seu poder de prover o necessário ao Seu povo. No Novo Testamento temos mais uma vez a ilustração dessa permanente preocupação do Senhor em suprir as necessidades daqueles que O seguem, quando Jesus realiza o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, o único evento (além da morte e ressurreição do Senhor) que é registrado nos quatro Evangelhos.

A Bíblia nos mostra que uma grande multidão seguia a Jesus, ouvindo os Seus ensinamentos e observando os Seus milagres, mas estavam com fome, pois haviam deixado o conforto de suas casas para estarem ali. Cristo, preocupado com esta situação, multiplica cinco pães e dois peixinhos entregues por um menino e alimenta a todo o povo, de maneira que ainda sobram doze cestos.
Aprenda o que é necessário para que você se torne um multiplicador como Jesus:

1. Perceba a necessidade dos outros
“Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer?”. Jo. 6:5.
Para ser um multiplicador é necessário ser perceptivo. Jesus percebeu que as pessoas estavam há dia sem comer. Ao ver, agiu.

2. Não se desespere
“Mas dizia isso para os experimentar”. Jo. 6:6a.
Não se deixe levar pelas suas necessidades a ponto de ficar cego e impaciente. Jesus não perdeu a paz e a tranqüilidade. Confie no Senhor.

3. Não se acomode com a situação
“Ele bem sabia o que estava para fazer”. Jo. 6.6b.
Perceba as suas necessidades e planeje uma saída, crendo que Deus irá te ajudar. Não existe multiplicação do nada. Jesus já sabia o que iria fazer, já sabia que um menino doaria os pães e os peixes.

4. Se organize
“Disse Jesus: Fazei o povo assentar-se (...). Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil”. Jo. 6:10.
Coloque sua casa em ordem. Deus não multiplica na desordem. Muitos não vivem a multiplicação do Senhor, porque suas vidas estão bagunçadas diante dEle.

5. Se entregue
“Eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la”. Jo. 10:18.
Para haver multiplicação na vida de um crente é necessário entrega, fidelidade no pouco. Quando o homem retém, não consegue multiplicar. Aquele menino que doou os pães e os peixes entregou tudo o que tinha, assim como Jesus se entregou naquele madeiro para te conceder a salvação. Deus espera entrega da sua parte.

6. Ore
“Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribui-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam”. Jo. 6:11.
Mesmo no pouco, ore agradecendo pelo que você tem. Enquanto não houver gratidão no seu coração não haverá multiplicação. Esteja satisfeito com aquilo que Deus tem te dado. Jesus não precisava orar, porque Ele é Deus, mas fez para nos dar o exemplo. A oração de agradecimento deve estar constantemente nos lábios do verdadeiro cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário