27 de dez. de 2014

Obstáculos à santidade


DISCIPULADO
Livro: O sermão do monte
2ª Aula

No sermão 37, "Artifícios de Satanás", o Pr. John Wesley fala sobre os obstáculos implantados pelo inimigo da humanidade para destruir os filhos de Deus e impedi-los de alcançar a santidade que está diante deles. Vejamos algumas de suas artimanhas:

1ª artimanha: Tenta refrear a alegria no Senhor

O diabo trabalha no nosso coração para nos fazer duvidar de que Deus está conosco nos momentos de dificuldade. Dando-nos a sensação de solidez e trazendo maus pensamentos. Dessa maneira, nossa adoração não é entregue, mas acabamos questionando a presença do Senhor em nós. Mas Cristo nos mostra que a nossa alegria vem dEle e que, quando nos julgamos fracos, ai é que somos fortes, porque o poder do Senhor se aperfeiçoa nas nossas fraquezas - Nm. 8:10b, 2 Co. 12:10.


2ª artimanha: Aponta nossas falhas

O diabo faz o cristão considerar sua pecaminosidade e indignidade, e reconhecer que é preciso haver uma mudança muito maior do que já ocorreu através de Cristo, caso contrário, não podemos ver o Senhor. Mas Deus nos ensina que ainda está por vir uma mudança maior. A menos que o pecado seja, de todo, afastado nesta vida, sabemos que não poderemos ver a glória de Deus, mas isto é passageiro - 1 Jo. 3:2.

3ª artimanha: Induz a desconsiderar e/ou subestimar nossos dons

Ele também usa uma representação perversa do que ainda não alcançamos, somado ao nosso conhecimento da absoluta necessidade de alcançar o máximo. Assim, não conseguimos nos alegrar com o que temos, porque há muito mais que ainda não possuímos, de maneira que somos mais tentados a desconsiderar nossos dons dados por Deus e a subestimar o que já recebemos. Como pensamos demais no amanhã, ele nos faz negligenciar os progressos que podemos fazer hoje.  - Fl. 3:12-16 e 21

4ª artimanha: Procura tirar nossa paz

Insinua que Deus, sendo santo, está muito distante de nós, nos fazendo questionar o perdão do Senhor e devolver, por degraus imperceptíveis, a confiança, nos fazendo buscar o perdão por meio das obras. E ainda tentará levar de volta para o medo da morte ao qual ficamos escravizados por um tempo.

5ª artimanha: Tenta destruir a santidade recebida

Se esforça para enfraquecer e, se possível, destruir a nossa fé. Pois, se abandonamos a nossa fé e a nossa confiança em um Deus que ama e perdoa, o próprio fundamento sobre o qual ela se firmava é derrubado. Nos fazendo buscar a santidade perfeita, para chegar ao ponto de largar tudo pela sobrecarga. A fé é o único fundamento da santidade. Sem essa fé, sem um senso constante de que Cristo nos amou e se deu por nós, é impossível amar a Deus – 1 Jo. 4:19

6ª artimanha: Desvia nossos olhos das coroas que receberemos

Satanás ainda procura desviar a nossa atenção das coroas que Deus nos prometeu e afastar a visão da herança incorruptível que está reservada no céu para nós - Ap. 2:10, Jo. 1:12

Resista ao diabo

Para não cair nessas armadilhas, se apegue à esperança de que nossos pecados foram removidos pelo sangue de Cristo e à certeza de que somos salvos mediante a fé. Admire a livre graça de Deus em amar tanto o mundo para entregar o Senhor Jesus e lembre-se: Deus não mudará o tempo do trabalho que resta fazer em sua alma. Não deixe o pensamento de receber mais graça amanhã o tornar negligente com o hoje e prossiga em direção à perfeita santidade, crescendo no conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário