2 de jan. de 2012

10ª Aula de Teologia - Abraão no Egito

Estudo realizado pelo Instituto Cristão de Pesquisas.

Nesta aula, o Pr. Antonio Fonseca destaca que, quando Abraão deixa a terra de Harã e vai para a região de Canaã, Deus lhe faz três promessas: que a sua descendência herdaria Canaã (exatamente onde Israel está hoje), que seus descendentes formariam uma grande nação e que eles iriam abençoar muitas nações.

Quando Abraão e sua família chega ao Egito, ele diz para aquele povo que Sara, sua mulher, era sua irmã, isto porque Sara era muito formosa, e era de costume o Faraó confiscar a mulher que lhe agradasse e matar seu marido. Mas Deus não permitiu que Faraó ficasse com Sara, fazendo com que devolvesse ela a Abraão.

Após um tempo eles deixam o Egito e voltam a habitar na região de Canaã. A família de Abraão e de Ló prosperam de tal maneira que começa a ter contendas entre seus pastores. Eles então se separam. Ló escolhe a região de Sodoma e Gomorra e Abraão fica em Canaã.

No local que Ló havia escolhido houve uma rebelião, pois os reis que ali viviam não queriam mais pagar tributos para a Mesopotâmia. No entanto, os reis da Mesopotâmia fizeram uma guerra e levaram cativos aquele povo, inclusive a Ló e sua família. Ao tomar conhecimento, Abraão formou um pequeno exército (com apenas 318 homens) para libertar seu sobrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário