4 de abr. de 2011

Aliança com Deus

Por Elaine Lisbôa
Referência: Êxodo 19:1-6

Três meses depois de libertar o povo de Israel do Egito, Deus observa um momento oportuno para fazer uma aliança com aquela nação. Os israelitas não eram mais escravos, estavam agora livres para escolher seu próprio estilo de vida e decidir se seguiriam a Ele.

Deus então chama Moisés para a tarefa de comunicar ao povo a aliança que pretendia fazer, caso escolhessem obedecê-Lo e tê-Lo como único Senhor. O desejo de Deus era honrar Israel e torná-la uma nação santa, um reino de sacerdotes, para que ensinassem aos outros sobre Ele, guiando-os na Sua direção, na providência prometida de um Redentor, Messias e Salvador: Jesus!

Aliança significa acordo, tratado, pacto. A partir do momento em que se conhece verdadeiramente a Deus, existe a necessidade de se fazer uma aliança com Ele. De se tornar um povo exclusivo dEle.

Talvez, você, assim como Israel, possui a tendência de se desviar do caminho e quebrar com facilidade essa aliança com Deus. Não dando exemplo de Cristo, não falando do Seu amor. Mas é importante que saiba: Há grandes recompensas prometidas àqueles que perseverarem no caminho da verdade, e Deus quer te conceder todas essas coisas, mas primeiro é necessário uma posição sua, atitudes que evidenciem a sua escolha.

Observemos pelo menos três coisas importantes sobre aliança com Deus:

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha”. Êxodo 19:5.


1º Deus te chama “Agora”
Essa aliança não pode ser tardia. Deus quer uma resposta sua hoje, pois ninguém tem o controle de sua própria vida e, muito menos, se haverá outro amanhecer.


2º Você precisa ser “Diligente”
Deus espera que o povo seja perceptivo para entender a grandeza dessa aliança. Honrando e cuidando para não se desviar do caminho.


3ª “Ouça” o que Deus diz
É necessário que você ouça as orientações e palavras do Senhor, entenda o que elas significam, e as pratique. Guarde a palavra de Deus no seu coração para não se desviar do caminho, permanecendo em Seus mandamentos (Sl. 119:10-11).

A igreja está passando por uma época de apostasia, onde poucos conseguem discernir as coisas que são de Deus das que não são, onde há um esfriamento espiritual fazendo com que a noiva de Cristo perca a sensibilidade.

Não faça parte desse grupo. Se preocupe para que sua aliança com Deus não seja deixada de lado. Lembre-se que o Senhor protege e promete uma vida eterna aos que tem um pacto com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário