Colômbia e Equador estão em alerta; quase 20 países foram avisados do risco de ondas
EDITORIA: MUNDO
Fonte Estadão | 11.03.2011
O alerta de risco de tsunami emitido nesta sexta-feira, 11, depois do terremoto de 8,9 graus no Japão se refere a toda a costa do Pacífico, com exceção da parte continental dos EUA e Canadá, informou o Centro de Alertas de Tsunami dos americano no Pacifico. O México e a América do Sul também foram avisados.
O alerta de tsunami foi direcionado aos seguintes países: Rússia, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, Fiji, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Peru. Austrália e Nova Zelândia, que estavam na lista inicial, foram depois removidos.
O Equador começou a retirar moradores de sua zona costeira, incluindo as ilhas Galápagos, diante da ameaça do tsunami. O anúncio da medida foi feito pelo presidente equatoriano, Rafael Correa, depois de ele decretar estado de emergência no país para facilitar os procedimentos.
As autoridades da Colômbia também estão em atenção. Segundo a Direção Marítima do país, as costas devem ser atingidas por ondas de entre 50 cm e 70 cm, o que poderia causar maiores problemas. O governo mantém sob observação a situação em 16 povoados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário